GeoBrasil é um grupo interdisciplinar e interinstitucional de pesquisa e debate sobre o Brasil,
que tem como objetivo central estudar a Geografia brasileira e o Brasil a partir da perspectiva
histórica e política. Cerificado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e sediado
no Instituto de Geografia, o GeoBrasil envolve pesquisadores e alunos de pós-graduação e
graduação, participando dele geógrafos, arquitetos, sociólogos e historiadores.


O objetivo central do GeoBrasil é estudar a Geografia Brasileira, tanto a ciência geográfica produzida no País quanto sua geografia material, seu espaço geográfico, a partir da perspectiva histórica e política. Assim, através do diálogo entre Geografia, História e a Política, o Grupo procura levantar, analisar e produzir dados, informações e artigos sobre Geografia Brasileira, ciência e materialidade.


Duas linhas de investigação organizam as atividades de pesquisa e os debates em duas direções que se complementam. A Linha 1, voltada para a Geografia Histórica, prioriza o campo científico geográfico (instituições, autores, temas, teorias, propostas, etc.) e a história territorial do País (formação e delimitação dos estados, municípios, cidades e sistemas urbanos, regiões, eixos geográficos, biodiversidades, e paisagens geográficas). A Linha 2, priorizando a interface com a Política lança foco sobre a realização da Globalização no Brasil da atualidade e a participação do seu território nesse contexto, principalmente em seu papel no continente americano (atuação do Estado brasileiro, das empresas globais, das expressões sociais, tanto políticas quanto culturais).

1) Historiografia da Geografia brasileira e construção material do território

Vincula-se à Geografia Histórica e engloba tanto estudos sobre a ciência geográfica brasileira quanto sobre a formação territorial do Brasil em sua relação com o mundo.


2) Expressões territoriais contemporâneas

São desenvolvidas pesquisas sobre expressões territoriais contemporâneas da globalização, dando particular destaque à atuação do Estado Brasileiro, das empresas globais e das expressões sociais brasileiras e latino-americanas.

© 2013 GRUPO GEOBRASIL  |   Todos os direitos reservados                              apoio:
geobrasil
panorama